O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta.

O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta.

domingo, 28 de setembro de 2008

Relatos de química


Eu e o prof.Aloísio sala informática 2009 com alunos 3ºB








"O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação"






Aula na sala de informática:
Eu e Lourenço 2008



Alunos 3º A 2008



Alunos 3ºC (2008)



Meus queridos alunos (3º A,3ºB e 3º C)gostei muito dos comentários...é assim que a aprendizagem se torna mais significativa.Grande beijo a todos.

51 comentários:

Pensando Magro disse...

Com a aula virtual eu pude aprender um pouco mais sobre Isomeria, que apresenta a mesma composição química, mas com geometria diferente.
Uma curiosidade que eu observei no site foi que uma quiralidade que pode ser facilmente visível na natureza é o crescimento do caramujo.
É muito interessante que antes de passar no polarizador as luzes vibram em todas as direções, depois elas vibram em um só plano.
Descobri também que uma substancia opticamente ativa é chamada de dextrogiro, e que o isomerismo foi definido em 1831 por Berzelius.
Adorei a aula Ana...
bjOosss
Aline Cardoso

Raíra disse...

Realizando estas experiencias , compreendi alguns fatos relacionados a isomeria. Aprendi a diferenciar Quiralidade e Aquiralidade.
Aquiral~~> é quando a imagem de um objeto no espelho se superpõem no espelho.
Quiral ~~> é quando a imagem não se superpôem
Qdo uma substancia desvia do plano de luz polarizada , passa a medir a atividade òptica , antes de passar pelo polarizador a luz vibra em varias direções e qdO ela passa pelo polarizador ela ela vibra em um só plano .
O ácido tartárico e o ácido recêmico contem a mesma composição , assim foram definidos como :CORPOS ISÔMERICOS . foi assim q definiu Berzellus em 1831 a ISOMERIA .
Eles apresentam ASSIMETRIA MOLECULAR~~> que significa a mesma composição quimica com geometria molecular diferentes.

A aula de hj foi muitO produtiva .Abraços e beijinhus

Rayra

Unknown disse...

Para Ana Claudia de Rafael
Ele usou exemplo do caramujo para explicar forma de um quiral que é no sentido horario, e tambem foi usado o espelho para explicar que uma mesma imagem ou substancia reflete um sentido contrario, ativa da optica desvia na lus polarizada, e a luz vibra em todas direçoes e existe só um plano de luz polarizada que passa na solução de cânfora, e a luz gira no sentido horario, a substancia optica é ativa, porque a substancia é dextrogiro.
Romano e greco usavam acido tartario para suas fermentações de sucos de uva, o Berzelius chamou acido tartarico e racemico como isomeros. Descobriram que isoformismo que é substancia diferentes e composiçoes equivalentes com mesma forma cristalina. Se misturando agua quente com acido racemico, a sua temperatura vai ficar constante, e pode passar meses que sua temperatura nao vai mudar, depois de ser retirando de longo tempo, a substancia vira cristais diferentes.

Unknown disse...

Na aula virtual de química pude aprender que a imagem das moléculas aquirais se superpõem no espelho e as quirais não se superpõem.
Pude aprender mais também sobre a ismoeria, que foi descoberta em 1831 por Berzelius, e as atividades ópticas que ocorrem quando uma substância desvia o plano da luz polarizada.
Achei muito interessante a mistura do ácido racêmico quando passa no tubo polarizador, gerando assimetria molecular (mesma composição química e diferente geometria).
Adorei a aula! =)

Unknown disse...

com essa aula aprendi um pouco mais sobre isomeria,aprendi diferenciar aquiral que é quando a imagem no espelho se sobrepoe,quiral é quando a imagem nao se sobrepoe,com a conversa de pasteur aprendi a diferenciar os dois e que a isomeria apresenta a mesma composicao quimica mas com a geometria diferente e que uma substancia opticamente ativa é chamada de dextrogiro...
bjosss..amiga**
adorei a aula pena q apreendi pouco ,pois meu cérebro é lento.
fran..

Unknown disse...

Com essa aula, aprendi que o quiral é quando a imagem no espelho não se sobrepõem, e aquiral sobrepõem sua imagem no espelho.
Pude aprender também, que a atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano de luz polarizada.E a luz polarizada é a luz que vibra em um só plano.
Adorei a aula.
Bjooos!!!
Camila Bini.

Unknown disse...

Jocasta - Através dessa aula de quimica, pude observar com mais objetividade as substancias quimicas da isomeria.
Obtive conhecimentos sobre a quiralidade através de alguns exemplos e pude analisar com mais facilidade, que o sentido do crescimento da concha do caramujo é HORÁRIO. Assim como algumas imagens quando colocadas diante do espelho se superpõem e outras não.
Também a montagem feita com um tubo de amostra para medir a capacidade da luz e a forma que ela atravessa o tubo, mostrando que essa forma também não muda e é HORÁRIO.

Unknown disse...

Aprendi na aula que Pasteur estudava a atividade optica de dois compostos isomericos e seus sais,e que a luz visivel no polarímetro,quando passa atraves de um cristal transparente vibra em um unico plano.
Aprendi também que o isomerismo foi discuberto em 1930 e o isomorfismo em 1919.
Beeejos queridos .. kkk
Adoroo todoos =]

Unknown disse...

Eu entendi que aquiral é quando aimagem no espelho se superpôem.
E quiral a imagem no espelho não se superpôem.
E atividade optica ocorre quando uma substância desvia o plano da luz polarizada.
A luz polarizada gira em sentido horário, e é uma substância opticamente ativa, e chamamos de substância dextrógiro.
Quando a luz atravessa o polarizador ela vibra em um só plano, devido a solucão de cânfora.
O ácido tartárico é conhecido também como sal de potássio. Esse Àcido e o ácido recêmico tinham a mesma composição.
Definido então como corpos isomericos.
Na mistura de ácido recêmio, carbonato de sódio na água quente, quando esfriam se tornam cristais.
Quando viram cristais percebemos que se tornam cristais diferentes.
e quando os dois tipos ce cristais são misturados para medir atividade optica são inativos.
Isso foi um pouco do que entendi.

Unknown disse...

na aula de quimica de hoje eu aprendi que,Aquiral e quando a imagem de um objeto no espelho se superpoem e que Quiral é quando a imagem nao se superpoe ou seja fica no sentido contrário.
Atividade optica é quando ocorre em uma substancia desvia o plano de luz polarizada,por causa da substancia que foi colocada no recipiente a luz vibra em todos as direçoes,a luz vibra em um só plano e a luz gira em forma horaria.
O Quimico SCHEELE foi quem isolou o ácido na forma livre,isomerismo feitos de partes iguais.
A Aula de hoje foi muito interessante...adorei ANINHA...bjus

Jê!!!

Anônimo disse...

Nesta aula eu pude reforçar meus conhecimentos a respeito de isomeria, aprendendo de forma rápida e dinâmica sobre a quiralidade que é a não sobreposição da imagem no espelho. E a aquiralidade que é a sobreposição da imagem.
Uma fonte de luz vibra em todas as direções, mas quando passa ela passa pelo polarizador ela passa a vibrar em uma única direção, ou seja, se torna polarizada, e quando passa pela solução de cânfora e luz gira em sentido anti-horário, portanto ela é uma substância óptica ativa.
Quando a luz passa por uma substancia e gira para a direita é dextrogiro, e quando gira para a esquerda ela é levogiro.
E que a isomeria foi observada por Berzeleus em 1831.

Unknown disse...

Com a aula de hoje descobri que o Isomerismo foi descoberto em 1930, e que aquiral quer dizer: a imagem no espelho se superpõem, e quiral: imagem no espelho não se superpõem.
Muito interessante o ácido tartárico é também cconhecido como sal de potássio( H2C2O6).
Esse ácido e o ácido racêmico tinham a mesma composição, intão defini-se como corpos isoméricos, embora tinham diferentes propriedades.
Assimetria molecular é a mesma composição química e diferente geometria molecular.

bjuss Aninhaaaa.....
Ká!

Unknown disse...

Através desta aula virtual pude compreender que Aquiral é quando a imagem no espelho se sobrepõem, e Quiral é quando a imagem no espelho não se sobrepõem. A atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plnao da luz polarizada. Ácido racêmico é uma mistura de diferentes geometria molecular. Cristais para direita se chama Dextrógino, para esquerda se chama levógico. Em 1830, Berzelies definiu a isomeria, em 1919 descobriram o isomorfismo.
Adorei a aula..
Beeijos Aninhaa.. ;D
Anelisa...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

DE Mirian
Pude absevar que, Pasteur usou caramujo como exemplo quiral por estar no sentido horario, e tambem espelho para exemplo de forma aquiral por ser uma imagem refletida ao contrario, tanto para objetos quanto para moleculas.
Usando a luz que passa na soluçao de cânfora, e a luz vibra em todas direçoes, ela pode tambem vibrar de forma polarizada em sentido horario, essa substancia tambem pode ser chamada de dextrogiro, e acido racemico é inativo eo acido tartarico é ativo, adicionando agua quente e acido racemico e coloca carbonato de sodio as moleculas subindo até derramar,depois derrame carbonato armonio aos poucos até cessar desfevercer ,e suas temperaturas serao constantes, e pode levar meses sua temperatura sem alteraçoes, e em longo tempo formam cristais de faces di ferentes.

Unknown disse...

Na aula de química aprendemos um pouco sobre moléculas : AQUIRAL e QUIRAL.
A molécula aquiral é aquela q superpõem no espelho e a aquiral é aquela q não superpõem a imagem no espelho.
A atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano da luz, colocando uma substância química em direção da luz para medir atividade optica existe um polarimetros,ela devido antes de passar pelo os recipientes ela viras em todas as direção. O ácido tartarico é conhecido tbem como :sal de potássio. E é isômero do ácido recemico.
A mistura desses ácidos geram cristais , assimétricos de composições químicas iguais e moléculas geométricas diferentes.

Adorei a sua aninha
Bj0ossssssss

Unknown disse...

Pela sua felicidade nao é só os que lhe oferecem flores, mas os que tiram os espinhos delas.
de Rafael e mirian

Maria Melo disse...

Viva!! como é bom ter uma professor que gosta de vencer desafios, Parabens turma!! parabens Ana!! você é dez!!!

buss

Unknown disse...

Olá Aninha......
Com a 1ª aula virtual, pude aprender mais sobre isomeria, que apresentou as mesmas composições química, com geometria diferente.
Aprendi também que 1948 Louis Pasteur que foi o primeiro a mostrar a Quiralidade de Compostos Orgânicos.
Que na hora da experiência as luzes vibra em todas as direções...
Bom adorei a aula...
Espero que nós temos mais aulas virtuais...
Bjos...
Ducielly Dias...

Anônimo disse...

Através da aula virtual de hoje, pude compreender um pouco mais sobre quiralidade, um exemplo disso é a concha dos caramujos comestiveis, que por sua vez crescem no sentido horário.
Aquiral é toda a imagem que se sobrepõem no espelho, assim como o martelo.
Quiral é toda a imagem que NÃO se sobrepõem através do espelho.
Louis Pasteur foi o primeiro a mostrar a quiralidade de compostos orgânicos, ele inventou o termo assimetria molecular.
Mosnciur descobriu a atividade óptica de dois compostos isoméricos e seus sais.
A atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano de luz polarizada, sendo LUZ POLARIZADA a luz que vibra em um só plano.
Mitschelich firmou que o ácido tartárico e o ácido racêmico analisados com as suas formas cristalinas são isomorfos.
Posteur tinha algumas preocupações como: ácido tartárico - ativo, ácido racêmico - inativo, isomorfos, isômeros. Solucionando as suas preocupações pesquisando novamente o sal de sódio e amônio do ácido racêmico, repetindo assim os experimentos do Mitchelich.
usando o ácido racêmico + água quente, deixando esfriar por alguns dias até formar os cristais com formas geométricas diferenciadas. Juntando tudo e passando-as através do polarímetro, posso afirmar que não ocorreu nenhum tipo de substância racêmica, pois a substâcia racêmica NÃO desvia a luz.
Obrigada por tudo Professora...

Aprendi muito com essa aula virtual, podendo afirmar que com isso eu estou adquirindo um maior conhecimento para que eu NÃO REPROVE de Química... hehehehe... BeijooS

Unknown disse...

Blogger GRUPO J.I.U.C disse...

Que aula tivemos hem!!!
A quilaridade estudada pelo jovem Pasteur é mesmo de se pensar.As imagens se sobrepõe uma na outra tudo devido A "ASSIMETRIA MOLECULAR"o plano de luz polarizada atravessa o disco de quartzo,dando a nós uma outra assimetria óptica,descoberta pelo químico Berzelius que ele então chamou ácido tartárico,e o ácido dextrógino os dois ISÒRFOS.
De fato,eu SIDILENE tirei dessa aula muito aproveito,um beijo professora continue arrasando ...

Unknown disse...

hoje adorei a aula de quimica eu aprendi muito sobre QUILARIDADE q são as imagens do espelho q não sobrepoem e o QUIRAL já sobre põe, também aprendi como é feita as mistura dos ácido,sobre as substâncias opticamente ativa ASSIMETRIA MOLECULAR q é plano de luz polorizada atravessa o disco de quartzo

prof. adorei espero q isso se repita varias vezes, aprendi muito te adoro bjs shshshhsh.

Unknown disse...

oi professora...
adorei sua aula aprendi que o quiral ele não se sobrepõem.
E a luz polarizada ela gira em sentido horário.também é uma substancia ativa chamada de dextrógico.A isomeria apresenta
mesma composição química.
foi bastante curioso descobrir tudo sobre isomeria,quiral...
esta aula virtual foi 10000
beijos professora.Mayara

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom com a aula de informática,pude aprender que aquiral é quando a imagem no espelho não se sobrepõem, e quiral é quando a imagem no espelho ñao se sobrepõe.
Em 1948, Louis Pasteur foi o primeiro a mostrar a quiralidade de compostos orgânicos. Ele fez o termo assimétrico molecular.
Monsieur estava estudando a atividade óptica de 2 compostos isómeros e seus sais. A atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano de luz polarizada.
Um exemplo dessa atividade é a experiência com um tubo de amostragem, um analizador, uma polinização e uma fonte de luz. Com essa experiência podemos perceber que a luz vibra em todas as direções. Essa luz quando passa pelo polinizador, ela só vibra em um só plano, quando isso ocorre se chama luz polarizada.
Em 1831 Berzileus definiu a isomerismo, chamando o ácido tartárico e o ácido racêmico, de isomeros.
O ácido racêmico é inativo (+-a), e o ácido tartárico é dextrógiro(+a), os dois são isomorfismo.
Isomeros tem a mesma composição química, mas com formas geométricas diferentes.


" No campo da observação o acaso favorece apenas a mente preparada. Lous Paster."

Bjos...
Adorei a aula...
Tô esperando a próxima...

Carolina Nardel.

Unknown disse...

Com a sala de tecnologia em nossa escola,descobri que em 1812 Biot observou que o plano de luz polarizada gira quando ela atravessa um disco de quartzo.
Luz polarizada é quando a luz vibra em um só plano.
Ele também descobriu uma substância natural como óleo de louro girava a luz polarizada da direita para a esquerda, e uma solução de cânfora gira luz da esquerda para a direita.
Aprendi sobre o ácido râcemico que vem a ser uma mistura de diferente geometria molecular e a mesma composição química que o ácido. Essa aula de Isomeria foi objetiva e muito bem elaborada, estou orgulhosa de ter uma docente com você...Aproveito para agradecer-te a tua dedicação conosco...Bjox.

maia disse...

com esse trabalho realizado pude aprender sobre quiliridade,que são os compostos orgÂnicos.Eles ocorrem quando utilizamos uma imagem no espelho que se superpõem ou não se superpõem.
Também aprendi a distingui uma substÂncia opticamente ativa e inativa,as ativa se soperpõemem um sentido horário.Eu só tenho À agradecer,pois com esse tipo de aula virtual,nós alunos adiquirimos mais conhecimentos.

Unknown disse...

Aprendemos hoje uma aula muito diferente e muito atualizada que falamos sobre objetos aquirais e objetos quirais que se colocarmos na frente do espelho eles se superpõem ou não se superpõem, mas o mais interessante de tudo foi o aprendizado que adiquirimos nesta aula tão informativa.Mas temos muito mais coisas interessantes como pr exemplo as experiÊncias que podemos fazer neste site, as misturas, os experimentos e as soluções para os problemas.Aprendi muito com esta aula tão interessante e parabenizo a professora Ana Cláudia por essa aula tão criativa.

Unknown disse...

como foi uma aula muito boa pois pude o que é aquiral.
Em 1948 Louis Pasteus foi o primeiro a mostrar aquiralidade de compostos orgãnicos, Estava estudando a tividade óptica de dois compostos isomeria e seus sais .
Atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano da luz polarizada a luz que vibra em um só polarizadar em que sentido a luz polarizada gira é uma substânciaópticamente ativa.
Em 1819 Mitscheslich isomofismo.vilma

Unknown disse...

aprendi o que é quiralidade, imagens aquiral e quiral também sobre assimetria molecular e pude vter conhecimento sobre atividade optica.Montei um polarímetro e percebi as difereças entre os ácidos tartárico (+a,dextrógiro) e racêmico (+/-a, inativo) e as substancias que fazem parte da assimetria molecular.nelliane

Unknown disse...

com essa aula virtual que eu tive aprendi que berzeleus definiu a isomeria no ano de 1831,eu tambem aprendi um pouco sobre isomeria que tem a mesma relaçao com a quimica ,e tambem tem uma substancia opticamente ativa que se chama dextrogiro. adorei sua aula diverti muito e aprendi coisas importante química,até a próxima,beijinhosssss

Unknown disse...

A aula virtual de química que eu Valéria obtive na sala de internet no 17.11.08.Eu aprendi mais sobre o que realmente o que é um aquiral colocada diante um espelho que reflete uma imagem semelhante com exemplo a mão,martelo,móleculas.
Uma quilaridade pode ser visivel ate mesmo na natureza com os caramujos.Com a experiencia do polarizador as luzes vibram nas direções em um só plano e também em 1948 o cientista Louis Pausteir foi o primeiro a mostrar a quiralidade de composto de ôrganico.

Adrielli Christini disse...

Quiralidade é uma propriedade de assimetria importante em vários ramos da ciência.

Na natureza, um dos exemplos de quiralidade é o sentido do crescimento da concha do caramujo comestíveis.


Molécula Quiral  São aquelas que não se superpõem ao espelho.
Molécula Aquiral  São aquelas que se superpõem ao espelho.


Louis Pasteur em 1948 foi o primeiro a mostrar quiralidade em compostos orgânicos.
Atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano da luz polarizada.
Sendo que as substâncias opticamente ativa são os dextrógiro.
Em 1831 Berzelius definiu o isomerismo, sendo que os ácidos racêmico e tartárico em relação as suas formas cristalinas são isomorfismo.
Os cristais racêmicos para direita são dextrógiro (dextro-rotatório)
E os para esquerda são levógiro (levo-ratatório)
E a mistura dos cristais são opticamente inativo.
Sendo assim o ácido racêmico é uma mistura de mesma composição química e mesma geometria molecular.

Adrielli Christini 3° ano “A”

Unknown disse...

Quiralidade
Um objeto ou um sistema é quiral se não pode ser sobreposto à sua imagem especular. Um objeto quiral e a sua imagem especular são designados enantiomorfos (termo de origem grega significando formas opostas) ou, quando referindo-se a moléculas, enantiómeros. Um objeto não-quiral é designado aquiral e pode ser sobreposto à sua imagem especular.
Louis Pasteur em 1948 foi o primeiro a mostrar quiralidade em compostos orgânicos.
Atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano da luz polarizada.
Sendo que as substâncias opticamente ativa são os dextrógiro.
Em 1831 Berzelius definiu o isomerismo, sendo que os ácidos racêmico e tartárico em relação as suas formas cristalinas são isomorfismo.
Os cristais racêmicos para direita são dextrógiro (dextro-rotatório)
E os para esquerda são levógiro (levo-ratatório)
E a mistura dos cristais são opticamente inativo.
Sendo assim o ácido racêmico é uma mistura de mesma composição química e mesma geometria molecular.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quiral, que conduz ao termo quiralidade, é um termo usado em Química, para definir objectos não sobreponíveis à sua propria imagem no espelho. Estes objectos usualmente são moléculas e o estudo da quiralidade está associado a um fenómeno cada vez mais actual. Por conseguinte, uma molécula é quiral quando não é sobreponível à sua imagem no espelho. A quiralidade das moléculas é de grande importância na

bjussssss.....!!!! :D

Unknown disse...

A aula virtual de quimíca nos mostrou um conteudo abrangente sobre quiralidade.
Um dos exemplos que podemos citar de quiralidade é o crescimento horário das conchas dos caramujos comestíveis.
É considerado um objeto e uma molécula aquiral quando tais objetos são colocados em frente a um espelho a imagem se superpõem.
Já um objeto e uma molécula quiral classificados quando colocamos tais objetos também em frente a um espelho e a imagem NÃO se superpõem.
O primeiro a mostrar a quiralidade dos compostos orgânicos foi Louis Pasteur em 1948, ele estava estudando a atividade óptica de dois compostos isoméricos e seus sais.
Em 1831 Berzelius consegue definir o isomerismo.
O segundo Mitschelich o ácido tartárico e o ácido racêmico, em relação a suas formas cristalinas, eram isoformismo.
O ácido racêmico é uma mistura de diferente geometria molecular e mesma composição química.a A tividade óptica ocorre quando uma substância desvia o plano de luz polarizada.E a luz polarizada é a luz que vibra em um só plano.

adorei a aula Professora! :)
beeijos
Danatiellen Muniz

Unknown disse...

Quiral, que conduz ao termo quiralidade, é um termo usado em Química, para definir objectos não sobreponíveis à sua propria imagem no espelho. Estes objectos usualmente são moléculas e o estudo da quiralidade está associado a um fenómeno cada vez mais actual. Por conseguinte, uma molécula é quiral quando não é sobreponível à sua imagem no espelho. A quiralidade das moléculas é de grande importância na estereoquímica.
Beijos, Ana Carolina

Unknown disse...

Na aula de química pudemos relatar que a quiralidade nada mais é a imagem que não é sabreponível.Vimos também que foi descobrida por acaso, mas o acaso favorece apenas a mente preparada.
E de acordo com a evolução, processos naturais podem todos ser explicados através de longos períodos de tempo. De qualquer modo, o processo que forma a quiralidade não pode ser explicado pela ciência natural em qualquer quantidade de tempo. Este é o dilema, ou os processos naturais não podem explicar tudo, ou a quiralidade não existe.Mas sem a quiralidade, proteínas e enzimas não fariam seu trabalho; o DNA também não poderia funcionar. Sem o funcionamento correto das proteínas e do DNA, não haveria vida na Terra.
Então vimos que existem vários modos de ver como foi descobrido, mas a única certeza é que foi descobrida e que é útil para nós.
Obrigada........
Adorei a aula pois pude descobrir coisas novas........
bjoosss.....
Monique david de Queiroz...........

Unknown disse...

na aula de quimica descobri q Quiralidade geralmente esta relacionado com o atomo d carbono.
O atomo d carbono quiral significa q ele possui quatro ligantes distintos entre si.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quiralidade: Foi pela primeira vez mostrada pelo Químico Pasteur em 1948, ele descobriu a quiralidade quando estudava a atividade óptica de dois compostos isômeros e seus sais.
Exemplo: um dos exemplos de Quiralidade dentro da natureza é o sentido do crescimento da concha do caramujo comestível, eles possuem crescimento no sentido horário.

Aquiral: as imagens em frente ai espelho se superpõem
Exemplos: Molécula Aquiral, objeto Aquira( Martelo).

Quiral: as imagens em frente ai espelho não se superpõem
Exemplos: Objeto Quiral (Mão), Molécula Quiral

Atividade óptica: Ocorro quando uma substancia o plano da luz polarizada.
Isômerios: Berzelius definio os Isômerios em 1831

Segundo Mitschelich: O Acido tartárico e o Acido racêmico, em relação a suas formas cristalinas eram Isomorfismo.
Exemplos: Acido tartárico é inativo e o Acido racêmico é dextrógiro ou ativo

Assimetria molecular: Ocorre quando moléculas não possuem centro, eixo ou plano de simetria. São opticamente ativas, desviando o plano da luz polarizada para a direita (dextrógiro) ou para a esquerda (levógiro).

Fernanda n°13
3° A

Unknown disse...

a isomeria óptica como chamamos de quiralidade,aprendi que as solução são facil de se entende,as misturas das substancias,as experiencias,as moléculas como dextrogiro e levogiro,são compostos da mesma composição química e de diferente geometria molecular,como (+-a)ou(+a),(-a),foi o que eu entendi.micaéle

Unknown disse...

No site labvirt de quimica podemos estudar atravez de uma simulação o que significa quiralidade.
Quiralidade é um termo usado em Quimica para definir objetos não sobreponiveis á sua propia imagem no espelho.Lois Paster foi o primeiro a mostrar a quiralidade de compostos orgânicos.Na óptica ocorre quando uam substamcia desvia o plano da luz polarizada

Unknown disse...

Quiral é que não se superpõe,aqiral é que se superpõe.
Em 1948 Louis Pasteur foi o primeiro a mostrar a quiralidade de compostos orgânicos.
Atividade óptica é quando uma substância desvia o plano da luz polarizada.
Polimetro mede a atividade óptica.
A luz polarizada gira em sentido horário.

Unknown disse...

Com essa simulação adiquiri os seguintes conhecimentos, que o crscimento da concha do caramujo é no sentido horário, e Também fiquei sabendo que aquiral são imagens que se sobrepõem e quiral são as imagens que não se sobrepõem
Também que 1948 Louis Pasteus foi o primeiro a estudar a quiralidade dos compostos orgânicos,e que Berzeleus definiu o isomerismo em 1831.
E que segundo o quimico Mitschelich o acido Tartarico e o acido Racemico Em relação as Formas cristalinas tem o nome de Isoformismo, e com as misturas dos cristais é Opticamente Inativo
A atividade óptica ocorre quando uma substância desvia o Plano da luz Polarizada


PAULO ROBERTO

JEEH disse...

com a aula virtual sobre isomeria, podemos aprender que o sentido do crescimento da concha do caramujo é horário, e que aquiral é quando a imagem do espelho se superpõe,e que quiral naõ se superpõe.Luis Pasteurs foi o primeiro a mostrar a quiralidade dos compostos orgânicos. A atividade optica ocorre quando o plano de luz é polarizado, uma substância ópticamente ativa chama-se dextrógiro.

Unknown disse...

A aquiral é imagem que superpoem no espelho, quiral não superpõem no espelho.
para montar um polarimitro utiliza: tubo para amostra, analisador, fonte de radiação.
A luz vibra em todas as direção da fonte, a luz vibra em um só plano quando passa no polarizador.
a luz polarizada gira no sentido horario. Em 1831 berzelius define o isomerismo.A mistura dos cristais é opticamente inativo.

Unknown disse...

Com a esperiência sobre quiralidade percebi que:
Temos exemplos de quiralidade na natureza como é o caso de sentido das conchas dos caramujos comestiveis que giram em sentido horario.
Analizamos tambèm que substância Aquiral são aquelas que se superpõem que vimos o exemplo do martelo ao colocarmos o martelo em frente ao espelho ele se soprepõem e a molecula do cloro metano que se soprepõem.
Quiral são as imagens que não se sobrepõem como exemplo uma mão ao colocarmos em frente ao espelho ela não se sobresai.
montamos virtualmente um polarimetro virtual em que com o mause deslocamos as peças nos seus devidos lugares onde o polarimetro media a atividade de optica e observei que a luz visivelpassando atraves de um cristal transparente que vibrava em um unico plano, isto é, plano polarizado.
E ao montar o equipamento colocamos a solução de cânfora no equipamento observei que ao clicar na fonte de radiação a luz vibra em todas as direções.
Quando atravessa o aparelho a luz vibra em um só plano- luz polarizada e quando passa na solução de cânfora ocorre a luz polarizada que gira em sentido horario.e uma substância opticamente ativa e é chamada de dextrogiro.
observeu também que o ácido râcemico e o ácido tartarico tem a mesma composição quimica e como os estudos realizados em sala de aula e chamado de isômeros.
Medimos a atividade optica dos isomeros em que colocamos no aparelho o acido tartarico e vimos que ele é um dextrogiro e o acido racêmico inativo.
Analizamos o isomorfismo que é uma substância diferente e composições com a mesma formula molecular.
Fizemos um experimento onde solubilizamos o acido racemico em agua quente e colocamos o carbonato de sódio fez-se bolhas e colocamos aos poucos com uma colher virtual o carboneto até cessar a efervecencia colocando em uma janela em quatro dia ele vira cristais.Separando os cristais colocamos a agua em um recipiente e os cristais em um filtro os cristais ficaram diferentes uns para a direita e outros para esquerda e com uma pinça virtual a separamos e ao misturarmos de novo viram racêmicos nem virados para a esquerda nem para a direita!!!
bjos"

Leyde disse...

Com a aula virtual eu podemos aprender um pouco mais sobre aquiral que é uma imagem no espelho que se superpõem.ex:o martelo.
também temos quiral que é a imagem que não se superpõem.ex:a mão.
O primero homem amostra quiralidade de compostos organicos foi o Louis Pasteur....
como podemos ver tem quiralidade na natureza como é o caso de sentido das conchas...
prafessora foi isso que eu pude entender sobre quiral e aquiral....
beiiiijOoOoSsS...♥

Unknown disse...

Foi dado o nome de DNA porque o açucar que o forma é chamado de desoscinbose,e as materias vivas comten quatro tipos de subistancias organicas que sao as Proteinas,Glicidias,lipidios e acidos nucleicos Apartir do DNA podemos por exenplo saber quem é o pai de um filho que a mãe não sabe quém é podemos faser isto apartir de um fio de cabelo ou uma gota de samgue CARLA